Nos dias 10 e 11/fev/2023 acontece o 1º Festival Mapping do Castelo, com projeções de video mapping na fachada do Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte (BA).

Fausto Junior está entre os 19 artistas visuais selecionados para a Mostra Competitiva, apresentando o vídeo YVY RAJY – VEIAS DA TERRA, que em breve terá uma versão ampliada e convertida num curta-metragem tradicional (para projeção nas telonas e telinhas).

YVY RAJY – VEIAS DA TERRA, seguirá, portanto, o mesmo caminho que outra obra de Fausto Junior, ONDE TEM ÍNDIO TEM FLORESTA (2019), que inicialmente também foi feito para um festival de video mapping (para projeção na fachada do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador), e foi transformado num curta-metragem que participou de diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior.

Veja mais em Onde Tem Índio Tem Floresta
.
Assista ao filme completo em “Onde Tem Índio” liberado

Atrações
Com as temáticas de ancestralidade e meio ambiente, o festival conta com oficina, feira de gastronomia e arte-artesanato, além da exibição de obras de VJs convidados, como Carol Santana (RJ), Lobo (PA), Letícia Pantoja (SP), Cayetano (BA), Pico Garcez (SP) e Fernando Velázquez (Uruguai). E para animar a festa, o som dos DJs Sica e El Cabong.

A lista
Os 19 selecionados para a Mostra Competitiva são:
-Bug Visuais com a obra NaturAncestrale;
-Caó Cruz Alves com Oh, Darwin!,
-Evandro Machado – A mata mãe;
-Fábio di Rocha – O atlântico negro;
-Fausto Junior – Yvy rajy – veias da terra;
-Francisco Barretto e Micaelle Lages – buriti;
-Igor Liberato – Arado;
-Ivna Lundgren – Oka maloka;
-Kauê Bentes – Tempo planta;
-Kelly Pires – Bença;
-Leila Chandani e Luisa Caria – Memória em folhas;
-Luan Rodrigues – Tucupi or not tucupi 23;
-Marcus Vinicius de Arruda Camargo – Roça reza;
-Maria Panm e o Coletivo Tulipas Pretas – Onça e a diáspora originária; -Rodrigo Carvalho – Orum aiê. encontrar serpente no céu;
-Rosa Angélica de Carvalho Bonfim – Raízes;
-Sérgio Luiz Sampaio Filho – Castelo de Tatuapara;
-Tiago Abubakir – Purangy;
-VJ Cria – Cacau ouro


O Festival Mapping Castelo 2023 é uma realização da Da Rin Produções apoio da Turisforte, Fundação Garcia D´Ávila e Prefeitura de Mata de São João, com patrocínio do Hiperideal e Governo do Estado através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Fontes:

SECULT-BA: Festival Mapping do Castelo vai movimentar Praia do Forte em fevereiro
Festival Mapping do Castelo – festivalmappingdocastelo.com.br

0