por Fausto Junior

E assim se passaram dez anos… e o Animaí! voltou

2007. Vivíamos um clima muito diferente deste 2021/2021. Economia bombando, o Brasil sendo admirado pelas conquistas sociais. No setor audiovisual muitos festivais e eventos presenciais aconteciam em todo o país. A animação deslanchava, abrindo novas oportunidades. Na Bahia, a DIMAS (na época sobre direção de Sofia Federico) apresentou proposta de se realizar um evento focado nesta arte-atividade.

Recebi convite, junto com outros colegas, de participar da formatação desse projeto, que, além de mostras, deveria também trazer debates e oficinas. Lembro que numa das primeiras reuniões na DIMAS ainda não se tinha o nome do evento. E veio então um brainstormezinho (o corretor ortográfico não entendeu essa). Um sugeria “animaisso”, outro  vinha com “animaquilo”… até que alguém soltou um “Animaí!” Feita a votação,  assim ficou. O animador Tiago Oliveira (desenha bem pra car… valho) fez uma primeira versão da marca e no ano seguinte, no 2º Animaí! chegou nessa que aparece aqui nesse vídeo (a vinheta que fiz para a chamada do Animaí! II Encontro Baiano de Animação).

Olha aqui o link de um artigo onde comento sobre a exposição e o catálogo que produzimos para o último Animaí! IV Encontro Baiano de Animação, em 2010. Uma pesquisa que reuniu obras autorais feitas por animadores na Bahia de 1960 a 2010, numa “incursão para levantar a memória da animação baiana.”

>> Exposição Clássicos Baianos da Animação e o Catálogo Animado

ANIMAÍ! 2021
O Encontro Baiano de Animação chega à sua quinta edição incorporando de vez os games, inclusive no nome do evento.
Aline Sousa, com quem trabalhei nas outras edições, já vinha trabalhando no retorno do Animaí!, que este ano será sim uma versão online por causa da pandemia.

Veja a extensa programação, de 6/abril a 5/maio, nos links abaixo e também algumas matérias publicadas na imprensa:

A Tarde (22/03/2021)
ANIMAÍ!: Encontro Baiano de Animação e Games tem programação online e gratuita

Correio* (1/4/2021)
Festival Animaí volta depois de dez anos, com games e animações

www.nordestinaplay.com

instagram/animai.festival

facebook/Animai-Festival

Três cartazes do Animaí! 2008, 2009 e 2010 (só faltou o de 2007)
0