O acervo, coordenado pelo Núcleo de Memória da Dimas, concentra quase 7 mil obras (a maioria de autores baianos) está à disposição do público para conferência gratuita. Como estratégia de divulgação do acervo para ampliar o acesso do público, o projeto Cinema a La Carte apresenta quatro programas de curtas-metragens, que vão da Nouvelle Vague francesa ao cinema transgressor brasileiro entre as décadas de 1960 e 1980, passando por Jacques Tati e a tradição documental brasileira.
O Programa “Cine-transgressões” refaz parte do percurso dos movimentos alternativos no País, do underground ao cinema marginal, apresentando obras de alguns cineastas brasileiros, de espírito irreverente e transgressor, que se permitiram criar novas antinarrativas com a liberdade de quem trilha seus próprios caminhos.
Já o Programa “Cidades e Utopias” oferece um olhar sobre a construção de um novo espaço urbano e as promessas não cumpridas nesse processo de formação do “Brasil moderno”. O programa inclui documentários que, para além da visão realista e crítica, não descartam a utopia primordial de que, apesar de tudo, o cinema pode contribuir para mudar a realidade.
[rev_slider ua640]
“Em torno da Nouvelle Vague” traz um programa de curtas dos principais cineastas do período, Godard, Rohmer e Jacques Rivette, além da dissidência, Maurice Pialat sobretudo. Completado por uma raridade de Jean-Pierre Melville, cineasta atemporal e um dos mentores daquela geração. Por meio deste programa, é possível atestar a origem, o auge e a consequência desta época fundamental para a consolidação do conceito de cinema moderno.
Por fim, o Programa “Curta Jacques Tati” homenageia um dos gênios da gag visual. Antes da consagração como o mítico Sr. Hulot, é possível flagrar, nos três curtas programados, a gênese de um personagem que se insere na rara linhagem afetivo-cinematográfica de Carlitos e o vigor da sua sofisticada comédia silenciosa, assentada unicamente sobre o corpo e os objetos.
Ocultar histórico de mensagens
Os programas poderão ser conferidos gratuitamente, de terça a domingo, entre 15h e 20h, no Café da Walter.
Acesso gratuito à filmes, vídeos e livros
O Núcleo de Memória da Dimas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Está localizado no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, com entrada pela Galeria Pierre Verger. Além de filmes e vídeos em DVD e Blu-Ray, o público tem à disposição, também para consulta no local, centenas de livros sobre audiovisual, catálogos de festivais e mostras.
Leia também: Leia também: