Cinema de Animação Inglês

Matéria escrita por Antônio Moreno e publicada na revista Cinemin nº 35, julho/agosto 1987 – Editora EBAL

Nesta edição Antônio Moreno apresenta um panorama sobre a história da animação na Inglaterra, da Avant-Garde, nos anos 30, aos anos 80 (época da reportagem).

Clique na imagem para ver a matéria em formato PDF.

historia-da-animacao-3-thumb

Um nome de destaque é o multi-artista neo-zelandês Len Lye, que em 1935 realizou o curta experimental A Colour Box, primeiro filme de animação a ser pintado diretamente na película (técnica que viria a ter forte influência no trabalho do escocês Norman McLaren).
Veja um pouco mais sobre Len Lye (em português) no site da Mostra Múmia.

LONGAS
Até os anos 80 dois longas de animação foram marcantes na cinematografia britânica:

  • Animal Farm, de 1953, dirigido por John Halas e Joy Batchelor, baseado no famoso livro de George Orwell e considerado o primeiro longa de animação britânico. Durante várias décadas o Halas & Batchelor foi o maior estúdio de animação do Reino Unido, com vasta produção de filmes comerciais e curtas. No site do estúdio (www.halasandbatchelor.co.uk) podem ser vistos trechos de filmes, catálogo com a lista de longas, curtas e séries produzidas, além de uma lojinha com livros sobre animação.
  • Yellow Submarine, de 1968, dirigido pelo canadense George Dunning e estrelado pelos Beatles. Produção antológica que dispensa apresentações.

animal-farm

REFERÊNCIAS
Em apenas duas páginas Antônio Moreno teve que comprimir muita informação sobre animações inglesas. Felizmente hoje esse conteúdo pode ser expandido através do mecanismos de busca. São muitas referências (autores, obras, movimentos, estúdios) que por sua vez geram novos nomes para novas buscas. Neste resumo (que acabou ficando comprido) vamos destacar apenas mais dois nomes.

  • Richard Williams, canadense, diretor de animação de Uma Cilada para Roger Rabbit e autor de um livro fundamental para qualquer animador, o famosíssimo The Animator’s Survival Kit.
  • Bob Godfrey, primeiro britânico a ganhar o Oscar, com o curta Great, de 1975, produziu séries infantis de animação, como Roobarb e Henry’s Cat, além de filmes eróticos-cômicos, como Kama Sutra Rides Again, de 1971. Nos anos 70 realizou a série de TV Do-It-Yourself (Faça Você Mesmo) Animation Show, que ensinava como fazer animação e recebia convidados como Richard Williams e Terry Gilliam, do grupo Monthy Python. O programa inspirou toda uma geração de crianças na Inglaterra, entre os quais Nick Park, que vários anos depois viria a criar a dupla Wallace & Gromit e produzir o longa em stop-motion A Fuga das Galinhas.

 

Só como curiosidade, na mátéria da revista Cinemin há uma coluna com notícias sobre animação no Brasil, como a realização da I Mostra de Animação da Paraiba (em 1987) e uma chamada para o programa Lanterna Mágica, exibido na época pela TVE.

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.