.

por Fausto Junior

Mephisto, com direção de István Szabó e uma atuação magistral de Klaus Maria Brandauer, é uma coprodução Hungria, Áustria, Alemanha Ocidental. Vencedor do Festival de Cannes (1981) e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1982).

A primeira vez que vi esse filme foi em meados dos anos 80, no antigo Cine-Theatro Maria Bethania, no Rio Vermelho, que depois virou casa de bingo e até bem pouco tempo era a churrascaria Fogo de Chão (e hoje é o quê mesmo?).

Não tem como deixar de lembrar desse filme nessa época de obscurantismo que estamos vivenciando no Brasil.

.

Sinopse:
Baseado em um romance de Klaus Mann, a trama se passa na Alemanha de 1930. Em plena ascensão do Nazismo, Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira. Em busca de fama e glória, ele não mede esforços para chegar aonde quer. Quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Handrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo. Sua ascensão e queda é um retrato da própria história do Nazismo.

Este foi o melhor trailer que consegui encontrar na web.

.

Quem quiser ver mais algumas indicações de filmes que dialogam com este terrível momento político que o país atravessa, aí vão os links.

5 Filmes Políticos
Artigo publicado em 9 abr 2016, durante o golpe que derrubaria Dilma Roussef pouco tempo depois.

.

Mais 5 Filmes políticos
Artigo publicado em 30 set 2018, durante a conturbada campanha eleitoral que colocou a extrema-direita no poder.

0