Sempre vale ver e rever edições do programa VerTV, exibido aos domingos pela TV Brasil e disponível na internet, no site do programa: tvbrasil.ebc.com.br/vertv.
Em julho/2016 o VerTV discutiu o tema o espaço dos filmes nacionais na TV brasileira, particularmente nas emissoras de sinal aberto, refletindo também sobre o espaço para esse conteúdo nos canais pagos e o papel da produção independente.
Em vários países, cinema e televisão estão em perfeita sintonia: a tevê produz e exibe obras cinematográficas. Já no Brasil, a relação de produções nacionais da sétima arte nas telinhas é menor do que a expectativa. Recente estudo da Ancine aponta que em 2015 a TV Brasil foi o canal que mais exibiu filmes nacionais com 120 títulos. Logo depois da emissora pública aparecem a Rede Globo com 87 e a TV Cultural com 55.
Para discutir o assunto, o apresentador Lalo Leal recebe o realizador e produtor independente Max Eluard, a sócia e diretora de distribuição da Maria Farinha Filmes, Luana Lobo, e o cineasta Eduardo Felistoque.
Na concepção do realizador, é preciso abrir janelas para a produção independente. “As tevês foram formadas como grandes birôs de produção no Brasil. Elas mesmo produzem todo o seu conteúdo. Então há um medo do produtor independente. As emissoras perdem uma grande oportunidade de trazer para dentro de sua grade um frescor de criatividade e inovação tanto em distribuição e diálogo com o público quanto em linguagem”, observa.

De acordo com Luana Lobo, o desafio é descobrir uma forma de alcançar um universo maior de pessoas. “Acho que as produções precisam se preocupar em como chegar no seu público. A gente precisa começar a olhar e ser criativo em como avançar e, de fato, democratizar esse acesso”, concluir.
Com o objetivo de ampliar a análise sobre o tema, o Ver TV consulta outros profissionais do mercado e da academia:

Pesquisadora critica a faixa de horário da TV dedicada ao cinema nacional

Para Joel Zito a telenovela influencia na linguagem cinematográfica brasileira

José Araripe Jr. defende que a televisão seja utilizada para divulgar o cinema nacional
Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo