O Banco de Conteúdos Culturais, projeto da Cinemateca Brasileira, Ministério da Cultura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem acervo digitalizado de telejornais, filmes, fotografias e cartazes do cinema brasileiro. No acervo você pode ver o noticiário da TV Tupi e registros do cinema mudo.
A partir de um extenso trabalho de anos de pesquisa (fichas catalográficas que foram redigidas e arquivadas em papel durante décadas por diferentes pesquisadores), catalogação e documentação da Cinemateca Brasileira, foi criada uma base de dados e digitalização de arquivos fílmicos, gráficos e fotográficos.
No Banco de Conteúdos apenas um recorte deste trabalho está disponibilizado. Para consultar a base integral, visite o site da Cinemateca.
FILMES
Entre os filmes, estão disponíveis parte de acervos da Atlântida e da Vera Cruz, como estes dois clássicos da Filmografia Brasileira: O Homem do Sputinik (1959), dirigido por Carlos Manga, com Oscarito e Zezé Macedo; e Sai da Frente (1952), dirigido por Abílio Pereira de Almeida, estrelado por Mazzaropi. Um aspecto a ser enfatizado é que todo o material audiovisual disponibilizado está em baixa resolução como forma de proteger os detentores de direitos. Para informações sobre resolução mais alta, segue link para contato: www.bcc.org.br/contato
Há uma coleção com cerca de 100 filmes mudos, entre ficções, documentários, registros históricos. Organizado em ordem cronológica, vai desde o Fatos Históricos do Tiro de Guerra 19 Rio Branco, produção paranaense de 1910, até uma coletânea com seis comerciais sobre produtos diversos veiculados em Recife em 1945.
INCE
Outra coleção é dedicada a produções do INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo, que disponibiliza mais de 200 peças audiovisuais produzidas entre 1936 e 1968. Na verdade apenas uma parte das obras realizadas pelo órgão idealizado por Roquete-Pinto durante o governo Vargas. São curtas de ficção, documentários e animações sobre os mais diversos assuntos. Grande parte deles dirigidos por Humberto Mauro. Alguns títulos:
– O CEU DO BRASIL NA CAPITAL DA REPUBLICA (1936);
– CONVULSOTERAPIA ELETRICA (1943);
– ABOIO E CANTIGAS (1954);
– ALFABETO ANIMADO Nº 1 (1966).
Em CIDADE DO SALVADOR (1949), documentário com 21 min dirigido por Humberto Mauro, são apresentados diversos pontos da cidade que comemorava, na época, seus 400 anos.

Série Alfabeto Animado

Farol da Barra em 1949
.
CARTAZES E FOTOS
Os cartazes de filmes e de eventos cinematográficos compõem uma das coleções mais preciosas do acervo de documentos relacionados à produção audiovisual da Cinemateca Brasileira. Vê-los em conjunto permite também conhecer um pouco do desenvolvimento da criação gráfica nessa área. São mais de 2000 cartazes de filmes nacionais e estrangeiros catalogados, com informações sobre autor e ano. Não consta da lista cartazes de produções mais recentes, a partir de 2010 (possivelmente por ser uma etapa ainda em processo).
A galeria com cerca de 2000 fotos contempla longas e curtas brasileiros de diversas épocas.
TV TUPI
São centenas de reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em set/ 1950 e que encerrou sua programação em julho/1980. O Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi foi um projeto piloto e seu objetivo é difundir uma parcela da coleção através da digitalização de materiais relativos a alguns anos de funcionamento da emissora. A base de dados será atualizada periodicamente, com acréscimo de reportagens e informações. Ao final do projeto, estarão disponibilizadas 125 horas de imagens históricas de variados telejornais da época, como Edição Extra, Diário de São Paulo, Ultranotícias e Repórter Esso, entre outros. Uma seção à parte disponibiliza roteiros de diversos telejornais da emissora. Seguem alguns exemplos de reportagens que podem ser vsitas na íntegra:
– AUGUSTO PINOCHET CONCEDE ENTREVISTA (5 fev 1974)
– PIETRO MARIA BARDI VISITA O MASP (11 out 1960)
– HIPPIES EM MIAMI (05 jan 1968)
Além de telejornais, estão disponíveis também capítulos de novelas da Tupi, como O Profeta (1977), Mulheres de Areia (1974), Roda de Fogo (1978), Aritana (1978), Beto Rockfeller (1968).

Luiz Gustavo em Beto Rockfeller

Aritana, com Carlos Alberto Ricceli e Bruna Lombardi
Banco de Conteúdos Culturais www.bcc.org.br
Leia também: [related-posts-thumbnails]