O Banco de Conteúdos Culturais, projeto da Cinemateca Brasileira, Ministério da Cultura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem acervo digitalizado de telejornais, filmes, fotografias e cartazes do cinema brasileiro. No acervo você pode ver o noticiário da TV Tupi e registros do cinema mudo.

A partir de um extenso trabalho de anos de pesquisa (fichas catalográficas que foram redigidas e arquivadas em papel durante décadas por diferentes pesquisadores), catalogação e documentação da Cinemateca Brasileira, foi criada uma base de dados e digitalização de arquivos fílmicos, gráficos e fotográficos.

No Banco de Conteúdos apenas um recorte deste trabalho está disponibilizado. Para consultar a base integral, visite o site da Cinemateca.

homem-do-sputnik_CN_0461FILMES
Entre os filmes, estão disponíveis parte de acervos da Atlântida e da Vera Cruz, como estes dois clássicos da Filmografia Brasileira: O Homem do Sputinik (1959), dirigido por Carlos Manga, com Oscarito e Zezé Macedo; e Sai da Frente (1952), dirigido por Abílio Pereira de Almeida, estrelado por Mazzaropi. Um aspecto a ser enfatizado é que todo o material audiovisual disponibilizado está em baixa resolução como forma de proteger os detentores de direitos. Para informações sobre resolução mais alta, segue link para contato: www.bcc.org.br/contato

 

Há uma coleção com cerca de 100 filmes mudos, entre ficções, documentários, registros históricos. Organizado em ordem cronológica, vai desde o Fatos Históricos do Tiro de Guerra 19 Rio Branco, produção paranaense de 1910, até uma coletânea com seis comerciais sobre produtos diversos veiculados em Recife em 1945.

INCE
Outra coleção é dedicada a produções do INCE –  Instituto Nacional de Cinema Educativo, que disponibiliza mais de 200 peças audiovisuais produzidas entre 1936 e 1968. Na verdade apenas uma parte das obras realizadas pelo órgão idealizado por Roquete-Pinto durante o governo Vargas. São curtas de ficção, documentários e animações sobre os mais diversos assuntos. Grande parte deles dirigidos por Humberto Mauro. Alguns títulos:

– O CEU DO BRASIL NA CAPITAL DA REPUBLICA (1936);
– CONVULSOTERAPIA ELETRICA (1943);
– ABOIO E CANTIGAS (1954);
– ALFABETO ANIMADO Nº 1 (1966).

Em CIDADE DO SALVADOR (1949), documentário com 21 min dirigido por Humberto Mauro, são apresentados diversos pontos da cidade que comemorava, na época, seus 400 anos.

bcc_alfabeto-animado

Série Alfabeto Animado

bcc-farol-barra

Farol da Barra em 1949

 

 

 

 

 

.


CARTAZES E FOTOS

Os cartazes de filmes e de eventos cinematográficos compõem uma das coleções mais preciosas do acervo de documentos relacionados à produção audiovisual da Cinemateca Brasileira. Vê-los em conjunto permite também conhecer um pouco do desenvolvimento da criação gráfica nessa área. São mais de 2000 cartazes de filmes nacionais e estrangeiros catalogados, com informações sobre autor e ano. Não consta da lista cartazes de produções mais recentes, a partir de 2010 (possivelmente por ser uma etapa ainda em processo).

A galeria com cerca de 2000 fotos contempla longas e curtas brasileiros de diversas épocas.

 

tv_tupi_indioTV TUPI
São centenas de reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em set/ 1950 e que encerrou sua programação em julho/1980. O Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi foi um projeto piloto e seu objetivo é difundir uma parcela da coleção através da digitalização de materiais relativos a alguns anos de funcionamento da emissora. A base de dados será atualizada periodicamente, com acréscimo de reportagens e informações. Ao final do projeto, estarão disponibilizadas 125 horas de imagens históricas de variados telejornais da época, como Edição Extra, Diário de São Paulo, Ultranotícias e Repórter Esso, entre outros. Uma seção à parte disponibiliza roteiros de diversos telejornais da emissora. Seguem alguns exemplos de reportagens que podem ser vsitas na íntegra:

AUGUSTO PINOCHET CONCEDE ENTREVISTA (5 fev 1974)
PIETRO MARIA BARDI VISITA O MASP (11 out 1960)
HIPPIES EM MIAMI (05 jan 1968)

Além de telejornais, estão disponíveis também capítulos de novelas da Tupi, como O Profeta (1977), Mulheres de Areia (1974), Roda de Fogo (1978), Aritana (1978), Beto Rockfeller (1968).

Luiz Gustavo em Beto Rockfeller

Luiz Gustavo em Beto Rockfeller

Aritana, com Carlos Alberto Ricceli e Bruna Lombardi

Aritana, com Carlos Alberto Ricceli e Bruna Lombardi

 

 

 

 

 

 

 


Banco de Conteúdos Culturais    www.bcc.org.br

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.