Inscrições para a 13ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira seguem até 31 de janeiro

As inscrições para a 13ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro de 2018. O concurso é organizado pela Fundação Joaquim Nabuco por meio da Massangana Produções Audiovisuais Educativas/Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte.

Enfocando este ano o tema MEMÓRIA E CIDADE, serão selecionados dois projetos de documentários, com premiação bruta de R$ 80 mil (cada), visando gerar produtos audiovisuais destinados à utilização como ferramenta em processos educacionais alinhados às diretrizes do Ministério da Educação e com vistas a estimular a produção independente de audiovisual do Brasil. Os dois roteiros premiados deverão ter duração de 26 minutos.

Há mais de uma década o Concurso de Roteiros Rucker Vieira vem conquistando espaço entre os editais nacionais em audiovisual, sendo o único com a difusão voltada para a Educação, recebendo inscrições de todas as Regiões do País, oportunizando a formação de público e gerando novas possibilidades de informação através da produção e fruição de documentários.

O prêmio é uma iniciativa integrante do Programa Gestão e Manutenção do Ministério da Educação, com desdobramento na ação Promoção e Intercâmbio de Eventos Educacionais e Culturais.

O concurso é uma homenagem ao renomado fotógrafo-cineasta pernambucano Rucker Vieira (1931-2001), que trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco, como fotógrafo e cinegrafista, onde foi diretor e um dos responsáveis pela criação da Filmoteca na década de 1970 – ponto de partida para a criação da Cinemateca da Fundaj, no início da década de 1980, nacionalmente conhecida, principalmente, pelo seu acervo sobre o Ciclo do Recife e o cinema pernambucano.

Rucker Vieira obteve o reconhecimento da crítica brasileira de cinema por sua atuação como diretor de fotografia nas décadas de 1960 e 1970, notabilizando-se como principal responsável pelo modelo estético do Cinema Novo, a partir do trabalho no filme Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, que inaugurava o cinedocumentário no Brasil.

Edital, anexos e mais informações estão disponíveis AQUI.

Massangana Produções Audiovisuais Educativas (MMP)
Endereço: Rua Dois Irmãos, Nº 92 – Apipucos  – Recife – PE CEP: 52071-440
Tira-dúvidas: ruckervieira.fundaj@gmail.com
Blog (Link): https://ruckervieirafundaj.wordpress.com/
Telefone: (81) 3073.6850 (8h às 12h e 13h às 17h)

Fonte: https://ruckervieirafundaj.wordpress.com/2017/12/14/inscricoes-para-a-13a-edicao-do-concurso-de-roteiros-rucker-vieira-sao-prorrogadas-ate-31-de-janeiro

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.