xaxado-tve-atarde

 

Matéria publicada no jornal A Tarde, em 11/out/2015, Caderno 2.
Reportagem: Gislene Ramos

<< Clique na imagem para ampliar

Turma do Xaxado: dos quadrinhos para a televisão

A faixa TVE Animadíssima estreia no dia 31 de outubro uma série baseada nas tirinhas do cartunista Antonio Cedraz

 

Diretamente das tirinhas das páginas do jornal A TARDE e dos livros infantis, a Turma do Xaxado chega às telas da TV. Em formato animado, as his­tórias de Xaxado e seus amigos estreiam no dia 31 de outubro, às 15 horas, na TVE.

Criação do quadrinista An­tonio Cedraz, a Turma do Xa­xado foi transformada em 26 episódios, com duração de um minuto cada. A série é a pri­meira animação 100% baiana, produzida pela Liberato Pro­duções Culturais.

A exibição acontecerá ao longo da programação da mais nova faixa de animação do ca­nal, a TVE Animadíssima, apre­sentada por Marília Randam.

Criação animada
A Turma do Xaxado é formada por crianças que vivem numa pequena cidade do interior do Nordeste, mesclando elemen­tos rurais e urbanos.

O núcleo principal é com­posto por Xaxado e seus qua­tro amigos: Zé Pequeno, Ma­rinê, Manieta e Arthurzinho. As histórias iniciais baseiam-se em quatro temas: Histórias de Seca e Chuva; Histórias de In­veja e Poder; Histórias de Livros e Histórias de Encantamento.

Cláudio Guido assina a di­reção e conta sobre o processo e como o próprio Cedraz esteve presente na produção: “Ele foi muitíssimo colaborativo ao longo do projeto. Nos deu liberdade para fazermos os ajustes necessários à adaptação”.

xaxado-tve

Guido revela ainda que a equipe já havia trabalhado junto, o que gerou grande sin­tonia artística e técnica: “Queríamos desde o princípio uma coisa alegre, com movimen­tação. Também primamos em manter a elegância do traço dos quadrinhos nos cenários, trazendo a riqueza das paisa­gens do sertão”, diz.

Parceiro de criação de Cedraz, Tom Figueiredo fez o ro­teiro e fala sobre um dos di­ferenciais da Turma: “As tiras do Xaxado têm um lado social muito forte, com crítica e re­flexões, como as relações de poder no campo”.

Com direção de arte de Aires Machado, a equipe de anima­dores contou com Tiago Oli­veira, Mario Alves, Marcelo Vitz e Luiz Batalha. Para a trilha sonora, com Tadeu Mascare­nhas, foram usados instru­mentos tipicamente nordesti­nos, como a sanfona de 12 baixos e a viola de machete, original do Recôncavo.

Uma das principais preocu­pações da direção foi com as vozes das personagens. Guido conta que, apesar de serem crianças, a intenção de manter qualidade nas interpretações definiu a escolha de dublado­res adultos, que foram sele­cionados por audições.

Fã desde criança de quadrinhos, o ator Caio Muniz sem­pre teve relação especial com a obra de Cedraz: “Eu já tinha certa familiaridade com a Tur­ma, sobretudo com o perso­nagem do Xaxado. Além disso, o meu timbre de voz é um pouco agudo então tenho fa­cilidade para voz infantil”. Já um ator cuja voz é bas­tante conhecida do público baiano, sobretudo por seus es­petáculos de stand-up come­dy, Pisit Mota revela como foi criar identidade para a voz de Zé Pequeno. “Pensei na voz dos amigos de infância que an­davam comigo e aprontavam, da maneira como nós brincá­vamos”, conta.

A atriz Gabriela Lima é quem dá voz à personagem Marinês, uma menina negra e sem pre­conceitos e dedicada a melho­rar o planeta. “Ela representa a consciência e também a força negra dentro de uma história”, conta Gabriela.

A Turma do Xaxado vem aí!

Tem novidade chegando aqui na TVE! A Turma do Xaxado vai virar uma série animada 100% baiana. Curta, compartilhe com os amigos e fique ligado nas novidades aqui da nossa fanpage.

Publicado por TVE Bahia em Domingo, 13 de setembro de 2015

 

Sonho realizado
Antonio Cedraz, falecido em setembro de 2014, criou a Tur­ma do Xaxado em 1998. É con­siderado um dos maiores car­tunistas do nordeste e viu sua turminha circular portodo país através de revistas, jornais e livros didáticos publicados por grandes editoras nacionais.

Segundo Tom Figueiredo, o cartunista, que acompanhou o processo de pré-produção da série, sempre sonhou ter sua obra em animação e esta série é a realização de um sonho.

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.