Canal no Youtube organiza filmoteca indígena

por Fausto Junior

Coordenado pelo ativista Marcelo Zelic, o portal Armazém Memória está em pleno processo de organização de uma filmoteca indígena, que tem acesso livre através do Youtube, no canal Povos Indígenas no BrasilYoutube.com/PovosIndígenasnoBrasil

Hoje com quase 200 postagens, além de filmes, o canal reúne séries, coletâneas, mostras e retrospectivas realizadas com conteúdos sobre os povos indígenas. Todo o acervo está está organizado em 5 tipos de catálogos:

  • por década de produção,
  • por região do país,
  • por etnia,
  • por tema
  • por ordem alfabética dos filmes

Entre as obras que já podem ser vistas no canal estão registros para a Comissão Rondon,realizados por Thomaz Reis em 1917; séries como Xingu, a Terra Mágica do Índio Brasileiro, exibida pela extinta Rede manchete em 1985; e também os encontros virtuais realizados pela Mídia Ninja em abril/2020, durante a 16ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Pode-se ver também uma série de aulas sobre as Línguas Indígenas do Brasil, apresentadas pelo canal no Youtube MOPC Linguística.

Aldeia de Nalike II (Dina e Claude Levi Strauss 1935-1936)

CONHECER PARA VALORIZAR
Este canal é parte dos trabalhos do Armazém Memória para a criação do Centro de Referência Virtual Indígena, que busca reunir na internet a documentação produzida sobre os povos indígenas no Brasil.

A iniciativa organiza a coleta de filmes e documentários que retratam a diversidade existencial, cultural e linguística que existe no Brasil, recolhendo os conteúdos postados em canais de terceiros para um HD e publicando no canal do Youtube.

O trabalho envolve o mapeamento de acervos e a sistematização em planilha, através de pesquisa no centro de referência de filmes que envolvam os povos indígenas, sua localização na internet e se não houver cópia, busca por uma cópia em VHS ou DVD do filme.

O canal NÃO É MONETIZADO. Caso alguém seja detentor de direito autoral sobre alguma das obras reunidas no canal, ele pode monetizar o filme ou entrar em contato por e-mail com a coordenação do Armazém Memória.
http://armazemmemoria.com.br

COMO CONTRIBUIR
A maneira mais simples de ajudar a fortalecer o canal é clicando em um botão e se inscrevendo nele. Outra maneira é divulgando entre os amigos, professores, grupos…

Pode-se também sugerir filmes que possam fazer parte da canal, principalmente os mais antigos dos anos 70, 80 e 90, que são mais difíceis de mapear.
Entre em contato por e-mail, que está na sessão SOBRE do canal.

Youtube/PovosIndigenasnoBrasil

0