A Associação de Produtores e Cineastas da Bahia – APCBahia, divulgou uma carta solicitando audiência com o Secretario de Cultura do Estado, Jorge Portugal, para discutir questões que consideram relevantes para o cinema e o audiovisual na Bahia, como a criação da Bahia Filmes e o Circuito Alternativo de Exibição de Filmes.

O documento relembra que, em fevereiro, a direção da APCBahia teve “um encontro muito profícuo” com o secretário, mas que desde então “as portas se fecharam, inexplicavelmente”. Confira o documento na íntegra:

CASO RESOLVIDO.
Novo encontro marcado para a próxima semana, 21 de setembro.

apc-bahia_divisor

Salvador, 16 de setembro de 2015.

CARTA ABERTA AO SECRETÁRIO DE CULTURA DA BAHIA,

RENOVANDO SOLICITAÇÃO DE AUDIÊNCIA

Ilm.o Sr. Secretário Jorge Portugal

A Associação de Produtores e Cineastas da Bahia – APCBahia, desde abril tenta uma audiência com o Senhor. Já efetivamos três pedidos e todos foram ignorados. Ficamos sentidos, pois queremos discutir questões que consideramos relevantes para o cinema e o audiovisual na Bahia. Em fevereiro, tivemos um encontro muito profícuo com V.S. e saímos dele estimulados a retornar, mas as portas se fecharam, inexplicavelmente.

Insistimos.

Senhor Secretário, queremos uma reunião para discutir sobre Edital, Bahia Filmes e o Circuito Alternativo de Exibição de Filmes.

Edital para o Audiovisual
Após um longo período de editais esporádicos, a partir de 2012 vivemos na Bahia um ciclo de três editais sucessivos que efetivamente oxigenou a produção audiovisual do estado.  Imaginávamos que teríamos a consolidação de editais anuais e que isso funcionasse como base estruturante de uma política para o cinema e o audiovisual na Bahia. Para nossa frustração, em 2014 não foi lançado Edital e até agora, não temos noticias do Edital 2015. A quebra desse breve ciclo de editais anuais é por demais prejudicial ao mercado produtor de audiovisual na Bahia. Somente com a continuidade de instrumentos fomentadores de uma política para o audiovisual no estado da Bahia, somado aos demais incentivos municipais e nacionais, o cinema baiano, de tanta tradição, poderá cumprir com dignidade a sua grande vocação.

Bahia Filmes
A criação da Bahia Filmes é uma necessidade histórica. Ou abraçamos esta possibilidade ou ficaremos a lastimar. O projeto da Bahia Filmes prevê a criação de uma empresa pública, sob a forma de sociedade anônima, cujo objetivo seja estimular as atividades de cinema e audiovisual na Bahia. Inspirada nos projetos bem sucedidos da RioFilme e da SPCine, a Bahia Filmes vai significar um marco para o audiovisual da Bahia, pois ela funcionará como uma fomentadora do mercado profissional em nosso Estado, atraindo investimentos nacionais e internacionais e assim acionando a cadeia produtiva capaz de movimentar ampla rede de profissionais, gerando emprego e renda, fortalecendo o mercado interno, trazendo recursos externos para nosso estado (verbas federais e internacionais), além de fortalecer nossas relações afetivas e simbólicas, divulgando e potencializando novas imagens da Bahia no Brasil e no mundo, atraindo assim, atenções, investimentos, turistas, negócios e ações que contribuem para o desenvolvimento do Estado a curto, médio e longo prazos.

O próprio governador Rui Costa já tratou desse assunto com o Ministro Juca Ferreira, em encontro a 13 de abril de 2015 e no dia seguinte, manifestando concordância e satisfação com a proposta, declarou publicamente em seu programa de rádio “Digaí Governador”:

“Eu receberei nas próximas semanas do Secretário Jorge Portugal, uma proposta estruturada de uma empresa, uma agencia, responsável pelo apoio e o incentivo do cinema em nosso estado” (http://www.secom.ba.gov.br/modules/discussoes/discussao.php?cod_discussao=7).

Secretário, já se passaram 22 semanas e nada está sendo feito. O projeto da Bahia Filmes, fruto de meses intensos de discussões na Comissão do Audiovisual do Conselho de Comunicação do Estado da Bahia, encontra-se parado na Secretaria da Administração. Precisamos destravar esse processo para podermos sonhar com dias melhores para o cinema e o audiovisual na Bahia.

Circuito Alternativo de Exibição de Filmes Baianos e Brasileiros no Estado da Bahia
Um dos grandes problemas vividos pelos produtores e realizadores baianos e brasileiros, é a ausência de espaços mais amplos para exibição e circulação das suas obras. Há vários meses estamos discutindo uma proposta de criação de um circuito alternativo para exibições de filmes em todas as regiões da Bahia. Essas exibições se dariam em espaços qualificados como universidades públicas, centros estaduais de cultura, escolas de ensino médio, bibliotecas e centros de cultura municipais, centros de economia solidária, cineclubes, entre outros. Acreditamos que a criação de um circuito alternativo de exibição de filmes na Bahia, também será um poderoso dinamizador da nossa cultura, na capital e no interior.

São estas questões Secretário, que queremos discutir.

Ficamos no aguardo então.

Atenciosamente,

Wiltonauar Moura
Diretor

versão em PDF: https://goo.gl/5pX5Te

1
  1. Caso resolvido. Novo encontro marcado para a próxima semana, 21 de setembro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.