DIMAS lança cineclube em homenagem ao centenário de Walter da Silveira

Primeira sessão terá exibição do filme “Pierrot Le Fou”, de Jean-Luc Godard,
e debate mediado pelo crítico Adalberto Meireles

O homem que dá nome à famosa Sala Walter da Silveira, localizada no Complexo Cultural dos Barris, estaria completando 100 anos no próximo dia 22, se estivesse vivo. Para celebrar o centenário de um dos grandes pensadores do cinema baiano, formador de uma geração de cineastas e cinéfilos, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb) lança, nesta mesma data, o Cineclube Walter da Silveira, com a exibição de “Pierrot Le Fou”, do diretor Jean-Luc Godard. A sessão, gratuita, acontece às 19h, e terá debate mediado pelo crítico Adalberto Meireles.

A proposta dessa iniciativa é celebrar o legado de Walter da Silveira por meio de um dos seus principais instrumentos de formação: o cineclubismo. Advogado, professor, escritor, ensaísta e crítico, Walter da Silveira foi o principal responsável pelo nascimento do cinema genuinamente baiano e pela cinefilia na Bahia. Para além da crítica cinematográfica, ele reconheceu no cineclube um caminho para aproximar o público ao debate sobre a sétima arte.

O Clube de Cinema da Bahia, fundado em 1950, reunia, em sessões matinais aos sábados, universitários, estudantes secundaristas, intelectuais e futuros cineastas, entre eles Roberto Pires, Glauber Rocha e Guido Araújo. Foram longos anos de exibições no Cine Guarany (hoje o Glauber Rocha), com uma série de filmes de grande validade artística, obtidos pelo próprio Walter da Silveira junto a diversas cinematecas ao redor do mundo.

cineclube-walter-pierre-lefou

Sobre a primeira sessão
Recentemente restaurado pela cinemateca francesa, “Pierrot Le Fou” (exibido no Brasil como O Demônio das Onze Horas), conduzido por um dos grandes nomes da nouvelle vague francesa, é mais um olhar de desconstrução narrativa de Godard. O enredo gira em torno de Ferdinand Griffon, que, cansado de sua monótona vida burguesa, foge com Marianne, uma mulher que já foi sua amante no passado. Na casa dela, eles encontram um corpo, o que faz com que os dois fujam em direção ao sul da França. Nesse processo, eles seguem em busca de experiências que a sociedade francesa, em virtude de seus preconceitos e valores, não pode oferecer.

Próximas
As sessões do Cineclube Walter da Silveira serão realizadas mensalmente, com datas, horários e programações a serem divulgadas.

Filme: Pierrot Le Fou, de Jean-Luc Godard.
Dia: 22 de julho (quarta)
Horário: 19h
Local: Sala Walter da Silveira, Barris
Quanto: gratuito

facebook.com/cineclubewalterdasilveira

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.