SEMANA DO AUDIOVISUAL BAIANO CONTEMPORÂNEO
Debate e exibição de cerca de 100 filmes produzidos na Bahia de 21 a 28 de setembro nas salas de cinema de Salvador
Cerca de 100 filmes produzidos na Bahia neste século XXI estarão em cartaz na “Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo”, de 21 a 28 de setembro, em cinco salas de cinema de Salvador. São 35 filmes longas-metragens e 70 curtas. Em paralelo, produtores culturais, cineastas, técnicos, atores, estudantes e aficionados por cinema vão também ter a oportunidade de discutir sobre a produção audiovisual na Bahia. Esta é uma realização das Secretarias Estaduais de Cultura – através da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e de Comunicação – através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) – e do Ministério da Cultura – Regional Bahia e Sergipe, com apoio de várias instituições parceiras.
“A Secretaria de Cultura do Estado busca dar visibilidade à ampla e rica produção audiovisual baiana contemporânea, em especial àquela realizada no século XXI. Este período é um dos mais produtivos do audiovisual na Bahia, reunindo o maior número de longas já produzidos, além de muitos curtas premiados”, afirma o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, ressaltando que “apesar disto, esta produção ainda não tem a visibilidade que merece e o conhecimento e reconhecimento que necessita ter. A Semana não apenas quer tornar mais visível esta produção, como pretende também reunir a comunidade de audiovisual em debates vitais para o presente e o futuro do audiovisual baiano. Ou seja, a Semana pretende ser um grande mobilizador do audiovisual da Bahia”.
Para o cineasta Lula Oliveira, representante do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe, “a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo é uma ação pública do Estado que dá visibilidade à nossa cinematografia contemporânea, mostrando a sua importância para o desenvolvimento e a expansão do cinema na Bahia”.
ABERTURA NO DOMINGO – 21/set
A abertura oficial da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo será no dia 21 (domingo), a partir das 15h, no Complexo Cultural dos Barris, com a exibição de uma retrospectiva de filmes do diretor Guido Araújo, idealizador e coordenador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, cujos cartazes de todas as edições estarão em exposição na sala Pierre Verger. Na oportunidade, também será exibido o Cinema Expandido – vídeo mapping com o filme “O bandido da luz vermelha” de Rogério Sganzerla, com música em homenagem ao crítico de cinema João Carlos Sampaio. Também será homenageado o professor e crítico André Setaro, com o lançamento da nova edição do seu livro “Panorama do Cinema Baiano”, além da primeira exibição do curta “Setaro nu Espanha“, de Caó Cruz Alves.
MOSTRA ENCONTRO COM O CINEMA BAIANO – VEJA PROGRAMAÇÃO DE FILMES
Os debates estão programados para o período de 21 a 25 (segunda a quinta), com mesas às 17h e às 19h, na Sala Walter da Silveira (Barris). A mostra de filmes “Encontro com o Cinema Baiano” acontecerá de 26 a 28 (sexta a domingo), em diversos horários, nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris), além das salas do Circuito de Arte: Cinema do Museu (Vitória), Cinema da UFBA (Canela) e Cine Vivo-Paseo (Itaigara). Todos os filmes estarão em cartaz também no mês de outubro nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto e ainda nos 17 Centros Culturais do Estado (capital e interior).
O processo de escolha dos filmes considerou como ponto de partida o marco do filme “3 Histórias da Bahia” , lançado em 2001, com o levantamento dos longas produzidos desde então até este ano de 2014. A mostra também vai exibir uma seleção de curtas produzidos neste período, ou seja, neste século XXI. Os ingressos para os filmes custarão R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
A equipe de curadoria da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo é formada por Marcondes Dourado, diretor da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Lula Oliveira, representante da regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura na Bahia.
DEBATE ABERTO
Produtores, cineastas, atores, técnicos, estudantes e aficionados por cinema vão se reunir para discutir sobre a produção audiovisual na Bahia. Os debates acontecerão na Sala Walter da Silveira, nos Barris, com a participação de palestrantes locais e nacionais.
PROGRAMAÇÃO DAS MESAS DE DEBATES
22. SET – SEGUNDA
17h – Empresas e fundações de cinema
Sérgio Sá Leitão – Rio Filmes (RJ), Alfredo Manevy – SP Cine (SP), Jaime Lerner – Fundacine (RS) e Marlupe Caldas – Bahia Filmes/Irdeb/Secretaria de Cultura (BA).
19h – Fomento e financiamento ao audiovisual
Paulo Alcoforado – Ancine (RJ), Mário Borgneth – SAV-Ministério da Cultura (BR), Araripe Jr. – Irdeb (BA) e Carlos Paiva – Secretaria de Cultura (BA).
23. SET – TERÇA
17h – Cinema de coletivo: modo de produção e estrutura de trabalho
Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), Coletivo Êpa Filmes, Coletivo Gaiolas e Rosza Filmes Produções.
19h – Alternativas de distribuição e exibição do audiovisual baiano
Geraldo Moraes, Messias Bandeira e Daniela Fernandes.
24. SET – QUARTA
17h – Formação em cinema na Bahia
Umbelino Brasil – Ufba, Milene Gusmão – Uesb, Danilo Barata – UFRB e Anderson Soares – CineArts, com mediação de Henrique Andrade – Secult.
19h – História e memória do audiovisual na Bahia
Izabel Melo, José Humberto e Laura Bezerra.
25. SET – QUINTA
17h – Animação no audiovisual baiano
Com os animadores Caó Cruz Alves, Chico Liberato e Ducca Rios.
19h – Estética e linguagem do cinema baiano contemporâneo
Com os cineastas Edgard Navarro, Marcondes Dourado, Fernando Bélens, João Gabriel e Jorge Alfredo, com mediação de Adalberto Meireles.
Assessoria de Comunicação da Semana do Audiovisual Baiano e Contemporâneo
Shirley Pinheiro – Cia de Comunicação
(71) 3036-4076 / 9176-8548
shirleypinheiro@gmail.com
Ana Paula Nobre
(71) 9305-9268
semanaudiovisual@gmail.com
Assessoria de Comunicação da SecultBA
Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 – ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com
www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba
www.flickr.com/photos/secultba | twitter.com/SecultBA
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM
semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com
Leia também:
Pingback:Caó fala sobre Setaro : Caderno de Cinema
Pingback:Caó fala sobre Setaro | FJ Design + Audiovisual
Pingback:Encontro com o Cinema Baiano | FJ Design + Audiovisual